Sephora faz teste no Brasil com venda de produtos mais baratos

outubro 15, 2018 No Comments »
Sephora faz teste no Brasil com venda de produtos mais baratos
*Folha de S. Paulo

Marcas disponíveis em farmácia estarão lado a lado com linhas de luxo

14.out.2018 às 12h00
Heloísa Negrão
SÃO PAULO

Andar pelo shopping com uma sacolinha de Sephora nas mãos não é mais privilégio dos mais abonados dispostos a pagar até quatro dígitos em cosméticos.

Desde o dia 2 de outubro, a filial brasileira é a primeira no mundo a vender linhas baratas em suas lojas. São marcas importadas, como Maybelline e Revlon, e brasileiras Natura e Bruna Tavares.

A mudança deverá ser concluída até março e começa em duas lojas em São Paulo, uma no Rio e uma em Salvador.

De acordo com a diretora da marca no Brasil, Flávia Bittencourt, o projeto é um piloto em toda a rede e pretende quebrar a impressão de loja chique e distante, atraindo mulheres da classe C.

0Flavia Bittencourt, diretora-geral da Sephora no Brasil, na sede da empresa – Fabio Braga/Folhapress

Como estão as vendas na Sephora? 
As vendas estão bastante aquecidas. Neste ano, estamos crescendo acima de dois dígitos já faz seis meses.

Esse número é resultado das marcas que trouxemos no último ano e meio. Como MAC, que não tinha nas lojas [somente no site]. Fomos o primeiro lugar no mundo.
Eles eram considerados concorrentes e a gente conseguiu trazê-los para nossas lojas. Foi um sucesso, porque as clientes não entendiam porque tinham tantas marcas, mas não MAC.

A Revlon, Australian Gold e Aussie são produtos importados. A Natura é uma grande marca brasileira. Já a linha da Bruna Tavares é menor e com preços ainda menores. Por que a Sephora optou por começar a vendê-la? 

A gente tinha muitos pedidos das clientes por Bruna Tavares. É uma marca diferente, uma “internet brand”.
Ela faz sucesso por causa das redes sociais. Nos Estados Unidos, você tem várias linhas nesse mesmo caminho que estão bombando.

Alguma outra Sephora do mundo já usou a estratégia de vender cosméticos mais baratos?
O Brasil é um piloto mundial. Foi preciso pedir uma autorização para a administração global. A gente tem de ver que não tem nenhum mercado parecido com o Brasil.

Qual o impacto da alta do dólar? 

Tem ajudado muito. Está mais barato comprar no Brasil do que lá fora, onde o turista também paga IOF [Imposto sobre Operações Financeiras], taxas locais e não pode parcelar. O estoque antigo foi comprado com o dólar baixo, então está incomparavelmente mais barato comprar no Brasil.

Essas novas marcas que entram nas lojas são produtos cujo lucro vem do volume nas vendas. Como o espaço físico das lojas foi preparado para recebê-las?

A gente se preparou para abastecer diariamente as lojas, principalmente as de grande volume como a do Eldorado.

Como essas marcas mais baratas giram muito rápido, você não precisa se preocupar com a data de validade e não é preciso pôr alarme para um produto de R$ 9.

A chegada dessas linhas mais baratas não pode gerar um incômodo para as marcas mais caras?
Temos a de entrada, a de prestígio e a de luxo. Os nossos vendedores não são comissionados por venda e não existe campanha de incentivo por marca.

Eles apresentam três preços para as clientes e explicam, por exemplo, por que um batom da Natura custa R$ 23, o da MAC R$ 80 e o de uma marca de luxo, R$ 150.

A ideia é fazer com que a classe C, que já compra no site, entre na loja. Entre os mais vendidos do site, estão os produtos mais caros.
A classe C também busca itens de luxo? A classe C adora produtos aspiracionais.

Ela jamais vai poder comprar uma roupa da Dior, mas ela tem prazer, obviamente, em consumir essas marcas.
Se eu puder parcelar de forma que caiba no bolso, ela compra.

Hoje, essas clientes entram no site e não sentem vergonha. Mas, de alguma forma, elas se sentem intimidadas de entrar na loja.

A nossa ideia foi a seguinte: se eu escrevo em letras garrafais que eu tenho Natura, Maybelline e Revlon, ela vai pensar que, se ela pode comprar essas marcas nessa loja, essa loja também é para ela.

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