2017 está perto do fim, as lutas não!

novembro 30, 2017 No Comments »
2017 está perto do fim, as lutas não!

Tanto no Senado quanto na Câmara, a regra foi sepultar os direitos conquistados debaixo de muita luta, onde alguns companheiros perderam a própria vida

*Isaac Wallace de Oliveira

O ano de 2017 se aproxima do fim. Para nós trabalhadores ficou um gosto amargo na boca. O Congresso Nacional nos decepcionou votando contra as pessoas responsáveis pelo progresso desta nação. Tiveram a coragem de liquidar com a CLT, ignorando opiniões e protestos das entidades sindicais.

Voltamos à época da escravidão, onde agora todos trabalham sem garantias de direitos. É o caso do trabalho intermitente, onde será possível ganhar menos do que o salário mínimo. O próprio nome diz: mínimo! Não pode ser abaixo dele. Para piorar, este funcionário terá de complementar os valores do recolhimento à Previdência, caso pretenda se aposentar algum dia.

Tanto no Senado quanto na Câmara, a regra foi sepultar os direitos conquistados debaixo de muita luta, onde alguns companheiros perderam a própria vida. Não bastaram os nossos alertas. Iguais zumbis, a maioria dos deputados e senadores cederam aos caprichos da CNI (Confederação Nacional da Indústria), a grande interessada no desmonte da CLT.

Mas o mês de dezembro chegará com muitas mobilizações. No dia 5 iremos paralisar o Brasil. Mostraremos que ainda estamos vivos e não renunciaremos aos nossos direitos. O sindicalismo nas últimas décadas recebeu vários golpes, porém encontrou forças e continuou resistindo. O capital sabe que sem a força do trabalho ele deixa de existir. Companheiros: continuem de cabeça erguida! O combate está apenas começando!

*Isaac Wallace de Oliveira é presidente da Ferquimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Ramo Químico, Farmacêutico e Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro) e secretário-geral da Força Sindical RJ