Processo de destruição de conquistas trabalhistas

julho 22, 2016 No Comments »
Processo de destruição de conquistas trabalhistas

Wallace-Palavra-do-Presidente-site

*Isaac Wallace de Oliveira

Aos poucos o governo interino Michel Temer mostra suas garras, assim como faz o gato quando começa a ficar nervoso, e arma o bote para atacar o dono ou qualquer pessoa que o ameace. A regra número um é destruir todas as nossas conquistas trabalhistas.

A confirmação dessa suspeita veio nesta semana, durante entrevista coletiva do ministro do Trabalho, Ronaldo Fonseca, ao afirmar a diversos jornalistas que até o final deste ano o Congresso Nacional receberá um pacote de propostas de reforma trabalhista.

A meta do governo é regulamentar, em primeiro plano, o processo de terceirização no Brasil. Ele atende aos pedidos dos empresários, que sempre defenderam a precarização da mão de obra. Nunca é bom se esquecer da fala do presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Andrade, defendendo jornada de trabalho de 80 horas semanais.

Outra ladainha é mexer na Previdência Social, sob pretexto de equilibrar suas contas, impor a idade mínima para aposentadoria, mexer no auxílio-doença com o pretexto de sanar irregularidade. Jogam todo peso sobre o trabalhador, deixando de fora os grandes sonegadores, devedores de bilhões de reais aos cofres da Previdência. Infelizmente a corda arrebenta do lado fraco.

Para colocar mais pimenta neste molho azedo, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ) disse que as medidas anunciadas pelo ministro do Trabalho representam “grande avanço para o Brasil na geração de emprego, assim como a liberalização da terceirização para todos os setores”. Mais do que nunca precisamos desenvolver estratégias de luta para impedir esse massacre da classe trabalhadora.

*Isaac Wallace de Oliveira é presidente da Ferquimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Ramo Químico, Farmacêutico e Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro) e 2º vice-presidente da Força Sindical/RJ

 

Views All Time

Views All Time
101
Views Today

Views Today
1